Desvio de septo

O que é?

O septo nasal é formado por ossos e cartilagem, que dividem o nariz em duas narinas e são revestidas pela mucosa nasal. Quando há alguma alteração no posicionamento do septo, o paciente pode apresentar dificuldade para respirar.

Causas

As principais causas do desvio de septo são: pequenos traumas/fraturas no nariz, deformidades congênitas, respiração oral durante a infância e traumatismos de face.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são sensação de nariz entupido, respirar pela boca, ronco, sinusites de repetição e sangramentos nasais recorrentes.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através dos sintomas informados pelo paciente, e confirmado através do exame físico realizado pelo otorrinolaringologista. A nasofibrolaringoscopia (exame que filma o nariz e a garganta por dentro) auxilia no diagnóstico de desvios no fundo do nariz, em alguns casos pode ser necessária a realização da tomografia dos seios da face.


Imagem Desvio de Septo

Tratamento

Nem todo desvio necessita de tratamento. Quando o desvio é obstrutivo e o paciente apresenta sintomas, pode ser tratado por meio de uma cirurgia chamada septoplastia, que consiste em corrigir a alteração para restabelecer a respiração normal do paciente.

O procedimento não deixa cicatrizes.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Clínica Otoz para agendar uma consulta!

Clique aqui e Agende sua Consulta