Desvio de septo
O que é?
O septo nasal é formado por ossos e cartilagem, que dividem o nariz em duas narinas e são revestidas pela mucosa nasal. Quando há alguma alteração no posicionamento do septo, o paciente pode apresentar dificuldade para respirar.
Causas
As principais causas do desvio de septo são: pequenos traumas/fraturas no nariz, deformidades congênitas, respiração oral durante a infância e traumatismos de face.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são sensação de nariz entupido, respirar pela boca, ronco, sinusites de repetição e sangramentos nasais recorrentes.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através dos sintomas informados pelo paciente, e confirmado através do exame físico realizado pelo otorrinolaringologista. A nasofibrolaringoscopia (exame que filma o nariz e a garganta por dentro) auxilia no diagnóstico de desvios no fundo do nariz, em alguns casos pode ser necessária a realização da tomografia dos seios da face.
TRATAMENTO
Nem todo desvio necessita de tratamento. Quando o desvio é obstrutivo e o paciente apresenta sintomas, pode ser tratado por meio de uma cirurgia chamada septoplastia, que consiste em corrigir a alteração para restabelecer a respiração normal do paciente.
O procedimento não deixa cicatrizes.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Clínica Otoz para agendar uma consulta!
Otorrino
- Desvio de septo
- Rinite
- Sinusite
- Hipertrofia de amigdalas e adenoide
- Ronco e apneia do sono
- Halitose
- Otite
- Zumbido
- Tontura
- Surdez
- Aftas
- Cerume (rolha de cera no ouvido)
- Disfonia (rouquidão)
- Paralisia Facial Periférica
- Gripe e Resfriado
Quando Procurar um otorrino?
Dr. Valdevino
Atendimento personalizado para você.
Agendamento
A OTOZ aguarda o seu contato.
Telefone Guarulhos: (11) 2859-4215
Telefone Itaquá: (11) 4753-2877
Telefone São Paulo: (11) 2674-9944